O Código Da Vinci

Uma amostragem do:

ALMANAQUE

"PRIDIE KALENDAS"

Autor: Dan Brown

Edição brasileira - Editora Sextante (2004)
480 páginas (Fonte primária da pesquisa)

 


 

 

 

Música de fundo:Mona_Lisa-(Imortalizada por :Nat_King_Cole)-MIDI-Para tirar o som clicar em ESC

INTRODUÇÃO

No livro de Dan Brown pode-se questionar muita coisa, porém, salvo melhor juízo, as fontes de consultas que o autor justifica em AGRADECIMENTOS, parece um aval precioso para o livro:

Museu do Louvre
Ministério da Cultura da França
Projeto Gutenberg
Bibliothèque Nationale
The Gnostic Society in the Kingdom of Norway
Catholic World News
Observatório Real de Greenwich
London Record Society
Abadia de Westminster
Federação de Cientistas Americanos
John Pike
 

Em um projeto dessa natureza, cuja pesquisa profunda, com certeza deu consistência ao trabalho do autor Dan Brown, falar em subsídios pode parecer muita pretensão da nossa parte; todavia, acreditamos que o pouco acrescentado, com a benevolência dos Amigos, será no mínimo,  uma contribuição inofensiva.

ADENDA NÚMERO I

Há nas 850 páginas (Pag. 171/172) do livro em epígrafe, alusão de apenas uma data cuja referencia cita o dia da semana: sexta-feira, 13 de outubro de 1307

"Em uma manobra militar digna da CIA, o Papa Clemente enviou ordens secretas lacradas para serem abertas simultaneamente por seus soldados em toda a Europa na sexta-feira, 13 de outubro de 1307.

Ao nascer do sol do dia 13 os documentos foram abertos e revelou-se seu teor aterrorizante. A carta de Clemente afirmava que Deus viera a ele em uma visão e o alertara de que os Templários eram hereges culpados de adoração ao demônio, homossexualismo, desrespeito à cruz, sodomia e outros comportamentos blasfemos. O Papa Clemente recebera de Deus a ordem de purificar a terra reunindo todos os Cavaleiros e torturando-os até confessarem seus crimes contra Deus. A operação maquiavélica de Clemente funcionou com precisão infalível. Naquele dia, inúmeros Templários foram presos, torturados impiedosamente e queimados em fogueiras como hereges. A cultura moderna ainda conserva vestígios dessa tragédia. Até hoje, sexta-feira 13 é considerado o dia do azar."

 
Exposição de motivos: Constatamos a veracidade do dia 13 de outubro de 1307, pelo calendário juliano, ser uma sexta-feira.

CALENDÁRIO JULIANO

ANO DE 1307

ADENDA NÚMERO II

Em Paris a trabalho, Robert Langdon, um professor de simbologia de Harvard, um dos principais personagens da trama, recebe um telefonema urgente tarde da noite. O renomado curador do famoso museu do Louvre , Jacques Saunière, foi encontrado assassinado dentro do museu com uma misteriosa mensagem cifrada ao lado do corpo.

O Palácio do Luvre (Louvre), antiga residência real, hoje convertida em museu, em Paris. Foi começado por Filipe Augusto em 1204, escolhido por Carlos V para residência oficial da família real, reconstruído por Francisco I e continuado por Henrique II, Luis XIII e Luis XIV, que mandou levantar as colunas fronteiras a Saint-Germain-L'Auxerrois, e finalmente por Napoleão I, mas só em 1848 é que o acabamento do Luvre foi decretado por lei, sendo terminado sob os auspícios de Napoleão III.

Hoje o Louvre é um dos mais ricos museus. As suas melhores coleções nacionais são da de Francisco I; o recheio, porém, foi acrescentado por Luís XIII, Luis XIV e Luis XV, por aquisições de numerosos quadros italianos e flamengos, pela coleção do gabinete de desenho do rei, pelas obras de arte mandadas para Paris durante as guerras da Revolução e do Império, etc; e, desde então, tem continuado a enriquecer-se.

Com certeza, O Código Da Vinci, além da afirmação do critico Nelson DeMille:

"O Código Da Vinci está muito acima do mero romance policial inteligente. É genial."

tem como crédito, detalhar com extrema perícia, as "entranhas" do Louvre, bem como seus detalhes periféricos.

Com certeza, tal riqueza de detalhes, deve-se ao fato do autor ter como esposa Blythe, pintora e historiadora de arte, que muito colaborou nas pesquisas do livro.

Dos principais arquitetos que trabalharam no Louvre : Raymond du Temple, Pierre Lescot, Androuet Du Cerceau, Lemercier, Jean Goujon, Levau, Claude Perrault, Percier, Fontaine, Visconti, Lefuel, etc, por ser contemporâneo, por ter projetado a PIRÂMIDE, o arquiteto americano nascido na China I.M.Pei, na página 26 do livro O Código Da Vinci foi citado.

A pirâmide de vidro neomoderna, com 22 metros de altura, conforme Dan Brown, como sinergia deslumbrante entre estrutura antiga e método moderno - um vínculo simbólico entre o antigo e o novo - conduzindo o Louvre para o novo milênio.

 

Ieoh Ming Pei 

Bartholomew County Public Library
536 Fifth Street, Columbus IN, 47201 (812) 379-1255

Um  expoente da arquitetura mundial; ganhador de inúmeros prêmios, sendo um dos mais importantes:

Continua na página seguinte >>>


Voltar     Home